designamente: considerações sobre design thinking

O ciclo de palestras que ocorreu no sábado, dia 15 de janeiro, no DesigNamente foi um evento interessantíssimo. Abriu espaço para pensar o Design e principalmente deu início a um lugar para reflexão de ideias, conceitos e pensamentos sobre os caminhos da Comunicação. Cada palestra trouxe um assunto rico com uma abordagem própria, suscitando uma curiosidade nova para os que lá estiveram.

Foi instigante rever conceitos e voltar aos livros; sentir-se provocado e repensar convicções, abrir a mente para novas maneiras de olhar sobre um mesmo assunto. Afinal, seja publicidade, design, propaganda, marketing, administração e outras profissões da área humana e social, estamos conectados de alguma forma. E o objetivo e sempre o mesmo: o outro.

Como sugestão de um dos palestrantes, ensaiei alguns caminhos para reflexão. Penso que, o Design, por ser ainda um assunto de estudo contemporâneo, ele passa por um momento antropofágico. E, por isso, vem engolindo definições, conceitos e, principalmente, outras profissões, na tentativa de se encontrar no mundo. Creio que esse movimento abre dois caminhos antagônicos e que podem encontrar, finalmente, uma definição na síntese dessas direções.

O ponto primeiro é que falta ao Design lugar: é Arte? É Comunicação? É Arquitetura? É Marketing?. Isso o torna confuso, pois sendo todas essas coisas não é possível ser nenhuma delas.

O segundo ponto (positivo) é que, por conta desta constante tentativa de se encontrar, o Design está mais próximo do Novo. Sendo o ponto de partida da descoberta, do desejo e da necessidade do mundo em que vivemos.

Talvez, o Design seja esta dialética de forças que se chocam e criam novos horizontes.

Para mim, o importante mesmo é saber como o Design pode me ajudar na construção do meu trabalho e no cotidiano em que vivo. Antes de "o que é design?", pergunto-me "design para quê e por quê?". Seja como for, essa reflexão foi uma das muitas vertentes que tiveram no evento.

Valeu pela experiência, que venham mais palestras para aprender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lista de material escolar do meu filho de 1 ano e 10 meses

fênix

o número 8